Como se preparar para uma viagem longa de carro

Você é do tipo aventureiro e uma viagem de avião não satisfaz seus desejos de aventura? Ou quem sabe você queira deixar de lado as chateações de aeroportos e rodoviárias na próxima viagem para fazer uma viagem de carro?

Mas para fazer uma viagem de carro não é preciso somente ter um espírito de aventura e liberdade, é necessário seguir alguns passos importantes para que nada dê errado na hora de pegar a estrada.

Então prepara o possante e fica ligado nas dicas que daremos de como se preparar para uma viagem longa sob quatro rodas.

Faça uma lista

Essa é a primeira dica para quem vai fazer uma viagem, seja ela de carro, avião ou ônibus. Fazer uma lista com tudo o que você precisará é fundamental para manter tudo organizado e não esquecer de nada.

Você pode dividir a lista em duas: na primeira você lista o que colocará na mala, desde a escova de dente até os sapatos. Já na outra você pode colocar o que você precisa fazer antes da viagem. Isso te ajudará a não ficar tão estressado com os preparativos e te dá mais segurança de que tudo dará certo.

Calcule os possíveis gastos

Para que a viagem de carro não saia do controle no seu orçamento é importante que bem antes você calcule todos os possíveis gastos que irá ter durante o percurso. Colocar no papel quanto irá gastar com gasolina, pedágio e, se for fazer alguma parada, esteja ciente do quanto poderá gastar.

Revise o veículo

É imprescindível fazer uma revisão no carro que vai percorrer essa jornada com você para que nada dê errado na estrada. Vale levar o carro em uma oficina de confiança para fazer um “checkup” e conferir se os freios, pneus e lanternas, por exemplo, estão em bom estado. Confira o nível do óleo e da água antes de partir.

Prepare as malas

Alguns dias antes da viagem é importante que você comece a fazer as malas, para que não esqueça de nada. Confira o clima do seu destino e coloque roupas apropriadas nas bolsas. Fazer a mala dias antes pode te ajudar a ganhar tempo para pensar em coisas para adicionar ou remover e evita o estresse na hora de sair.

Outra boa dica é preparar uma mala de mão onde você pode colocar itens que precise durante o percurso, como por exemplo, aparelhos eletrônicos carregados (games, mp3, notebooks) e lanches não perecíveis (barras de cereal, biscoitos e salgadinhos). Se você tiver um cooler vale levar diferentes tipos de bebidas, mas a água é fundamental.

Pegue a estrada

Por fim, depois de ter preparado tudo com antecedência, é verificar tudo uma última vez antes de sair. Confirme se todos os passageiros e o motorista usaram o banheiro, confira que você tem dinheiro suficiente na carteira para gasolina e para imprevistos e de que nada foi deixado na casa. Agora é só pegar a estrada e curtir a paisagem.